Preservação ambiental e boas estradas

Preservação ambiental e boas estradas: conheça o projeto da Associação Baiana de Produtores de Algodão que une agro, meio ambiente e responsabilidade social


Com apenas um projeto a ABAPA resolve o problema entre asfalto nas estradas e assoreamento do solo. 


Por Julia Beatriz Felinto Bastos


Publicada em 18/09/2023 21:45



Foto: Reprodução ABAPA


O ideal de que o agronegócio e o meio ambiente andam juntos está sendo alcançado. Esse é o trabalho desenvolvido pelo projeto Patrulha Mecanizada, criado pela Associação Baiana de Produtores de Algodão (ABAPA). O projeto atua em dois setores do negócio de algodão no oeste baiano: conservação dos recursos naturais da lavoura de algodão e escoamento da produção. 

A fase de escoamento da safra é essencial para o encerramento do ciclo do algodão, que dura em média 180 dias, desde a fase do beneficiamento até ser transportado e vendido para o mercado nacional e internacional. 

O oeste baiano abrange cerca de 7 mil km de estradas vicinais, popularmente conhecidas como ‘estradas de terra’. É por essas estradas que a safra de algodão é levada até rodovias federais e estaduais, é também por elas que chegam os materiais de insumo da produção. 

Desde de 2013, o Patrulha Mecanizada, atua na recuperação e pavimentação asfáltica dessas estradas. De acordo com a ABAPA, entre 2018 e 2023 somam-se 230 km de estradas vicinais asfaltadas e 5.950 km de estradas recuperadas. 

Esse trabalho reflete na sustentabilidade do escoamento, que antes era realizado por estradas vicinais com péssimas condições, gerando prejuízos e atrasos no transporte da safra. O projeto também reverberou na vida de moradores e trabalhadores que dependem das estradas vicinais para se locomover. É o que explica Daniella Dias, gerente do projeto Patrulha. ‘’Eu vejo a questão da mobilidade. Hoje em nosso país a infraestrutura do país é bem complicada para quem anda nas estradas. Nós fazemos essas estradas e mantemos para trazer uma melhor qualidade de vida para a população’’.


Foto: Reprodução ABAPA



O Patrulha Mecanizada é um verdadeiro caso de sucesso quando se aborda a relação de preservação ambiental e agronegócio. A conservação do solo é a principal medida ambiental. As reformas de conservação geram as chamadas ‘valetas laterais’. Elas podem ser vistas ao longo das estradas vicinais.


Foto: Reprodução ABAPA


Essas bacias acumulam a água da estrada, que infiltra e vai para o lençol freático.   

‘’Quando a gente fala que a parte da pavimentação traria mais problemas, vamos dizer a questão do escoamento, porque nós estamos impermeabilizando. Só que nós continuamos fazendo essas saídas e aí a água, tanto da lavoura que vem pra estrada, quanto da estrada  que iria pra lavoura, a gente vai organizando pra ela ir tendo o seu curso, ser direcionada sem assorear’’, explica a Daniella Dias. 

Dessa forma o Patrulha resolve dois problemas de uma vez só. O primeiro, as más condições da estrada. Uma vez asfaltada, a estrada está impermeabilizada, ou seja, a água da chuva fica impossibilitada de penetrar o solo. Sendo assim ela escorre para as laterais, onde geralmente ficam as plantações. E o segundo seria em relação a água proveniente das plantações, que também precisa escorrer. Assim, tanto a água da plantação, quanto da chuva escorre para as valetas laterais e a estrada permanece com ótimas condições para o transporte e a logística da região.

 

 

 

 

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