VESTIR-SE
BEM, VESTIR-SE DE ALGODÃO: UM MOVIMENTO PELA MODA SUSTENTÁVEL
Por: Ilara Santos Nascimento
Lavoura de algodão - Oeste da Bahia
/ Foto: Ilara Nascimento
Os processos que a fibra natural, algodão, percorre até
chegar ao nosso dia-a-dia é extremamente criterioso e embasado nos pilares
sustentável. A produção de algodão no Brasil é a maior do mundo, e dos estados
brasileiros, a Bahia detém o segundo lugar da atividade.
Criada em 31 de Maio de 2000 a ABAPA é associação que
representa a cotonicultura baiana, que salvaguarda uma produção de algodão
conscientizada e responsável, e promove a atividade nas três principais
esferas: social, política e econômica. São 22 anos desenvolvendo trabalhos para
a melhoria e o avanço do crescimento da cotonicultura baiana e nacional. Em seu
site, a instituição diz: “Por
crescimento, entende-se a expansão criteriosa, que leva em consideração não
apenas os aspectos econômicos, mas sociais e ambientais, única forma possível
de garantir que tudo o que vem sendo construído – seja pela ABAPA ou pelos
produtores – perdure e frutifique”.
SOU DE
ALGODÃO CONSCIENTE: ABRAPA E BETTER COTTON
O
movimento SOU DE ALGODÃO pautado pelo viés de consumo responsável, que surgiu
em 2016, criando um elo entre os cotonicultores, as indústrias têxtis, o homem
do campo e o consumidor final da fibra, tem o propósito de fomentar uma moda
sustentável. O projeto tem sua relevância pelos três pilares que se baseia: o
social, ambiental e econômico, ou seja, tem responsabilidade com a preservação
do meio ambiente, prevê o respeito com o trabalhador e movimenta a economia. O
algodão brasileiro sustentável (ABR), um programa implantado pela ABRAPA,
criado em 2012, garante o comprometimento da produção da fibra natural
disciplinada, é o elemento principal da Sou de Algodão. E para garantir essa
produção responsável, as unidades produtoras de fibra devem atender os 181
itens, que incluem: 100% da legislação nacional trabalhista; Normas da
Organização Internacional do Trabalho; Legislação ambiental e Código Florestal
e boas práticas agrícolas. Além disso, o ABR atua em benchmarking com a Better
Cotton Initiative (a certificação responsável de algodão internacional). Para
uma produção ter a BCI é necessário ter a certificação ABR.
Hoje,
o Brasil é o maior fornecedor de algodão responsável do mundo, tendo 84% da
produção de fibra certificação socioambiental, e ainda possui o primeiro lugar
em produtividade de algodão sem irrigação, 90% das plantações se desenvolvem
pela água da chuva.
O
intuito do movimento Sou de Algodão é despertar o senso coletivo em torno da
moda e consumo consciente, trazer prestígio ao algodão brasileiro, aos agentes
do algodão e a indústria têxtil e ampliar o mercado do algodão responsável. O
trabalho gira em torno da cadeia produtiva, consumidor final, universo da moda
e a área de manufatura que transforma a fibra em fio.
Alessandra
Zannoto, Vice-presidente da
ABAPA - Associação Baiana dos Produtores de Algodão e Diretora Grupo Zanotto
explica o que é a Sou de Algodão da seguinte forma: “O sou de algodão é um projeto de marketing que foi desenvolvido dentro
da ABRAPA - Associação brasileira dos produtores de algodão brasileiro, com o
intuito de divulgar o algodão brasileiro, então ele é um projeto nacional…
Hoje, os braços da ABRAPA são as estaduais, ou seja, a ABAPA é uma, assim como
as outras associações dos outros estados que direta e indiretamente apoia a sou
de algodão, mas o sou de algodão é um projeto que ele foi desenvolvido, criado
e conduzido pela nacional. E que tem como objetivo principal divulgar o algodão
brasileiro e todo trabalho que é feito, todo ciclo, desde o plantio até o
beneficiamento. E agora com o programa de rastreabilidade, mostrar o ciclo até
o final, até de fato do algodão virar um produto”.
LINHA DO TEMPO: SPFW E A CASA DOS
CRIADORES, PARCEIROS
Em 2017, um ano após da criação do
movimento sou de algodão, ele foi introduzido em seu primeiro evento de moda em
Goiás, e marcou presença no congresso brasileiro de algodão. Até então, o
movimento contava com 11 marcas parceiras, e atualmente os números ultrapassam
a casa dos mil em parcerias.
Em 2018, aconteceu o primeiro desfile da
Sou de algodão pela Casa dos Criadores, iniciativa que apoia novos estilistas
talentosos e criativos que fazem do algodão sua matéria-prima principal para
elaboração de peças. O desejo em trazer o movimento ao São Paulo Fashion Week
veio para desmistificar que a fibra natural não pode se transformar em uma peça
de alta costura própria para usar em eventos formais; o movimento sou de algodão
também traz esse conceito de que ele pode se transformar em peças usadas no
dia-a-dia, mas também pode se transformar em um vestido de gala.
“...ter
o sou de algodão no São Paulo Fashion Week ou em outro evento de moda que
realmente leva a nossa história, levam o nosso trabalho e através dele fazem
que as pessoas, a população nacional e mundial conheçam como é o processo da
fibra, isso é de fato a nossa oportunidade de aumentar nossas vendas, nossas
produção e do consumo”, disse Alessandra Zanotto.
SOU ABR: PROGRAMA DE RASTREABILIDADE
Até aqui você já deve ter percebido o
quão versátil o algodão pode ser, além de oferecer conforto e leveza em uso, é
um material de longa duração. Mas você já se perguntou como ele é feito, e
quais os processos que ele passa até chegar aí na sua casa? Então, foi
justamente nisso que o programa de rastreabilidade foi criado, para trazer
transparência no processo de compra, venda e consumo. Assim, o consumidor pode se certificar que o
algodão presente na peça de roupa tem a certificação socioambiental da ABR. A
vice-presidente da ABAPA, finaliza: “O
mundo hoje ele clama por sustentabilidade, ele quer cada vez mais saber qual é
o impacto das empresas da economia no meio ambiente. Então assim, a gente pode
agregar valor, contando a nossa história e dizendo como que realmente as coisas
são feitas”.
VISTA SUAS RAÍZES: A RESPONSABILIDADE E BRASILIDADE
“...Traz
a fibra pro corpo nu, desnuda essa brasilidade. Venha pro lado gentil da moda
que germina tranquila na terra na maior naturalidade…” - Manifesto 4.0
O movimento Sou de Algodão inova nos
conceitos que investem no decorrer da sua trajetória, trazendo as pessoas para
viverem os processos do algodão, conectando toda cadeia produtiva da fibra
natural. Agregando valor, responsabilidade e sustentabilidade em cada
estratégia que fazem para instigar o consumidor a vestir-se de algodão, a
vestir-se de raízes. O algodão brasileiro é sustentável e torna a moda mais
gentil e responsável.
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