VESTIR-SE BEM, VESTIR-SE DE ALGODÃO: UM MOVIMENTO PELA MODA SUSTENTÁVEL

Por: Ilara Santos Nascimento

Lavoura de algodão - Oeste da Bahia / Foto: Ilara Nascimento

Os processos que a fibra natural, algodão, percorre até chegar ao nosso dia-a-dia é extremamente criterioso e embasado nos pilares sustentável. A produção de algodão no Brasil é a maior do mundo, e dos estados brasileiros, a Bahia detém o segundo lugar da atividade.

Criada em 31 de Maio de 2000 a ABAPA é associação que representa a cotonicultura baiana, que salvaguarda uma produção de algodão conscientizada e responsável, e promove a atividade nas três principais esferas: social, política e econômica. São 22 anos desenvolvendo trabalhos para a melhoria e o avanço do crescimento da cotonicultura baiana e nacional. Em seu site, a instituição diz: “Por crescimento, entende-se a expansão criteriosa, que leva em consideração não apenas os aspectos econômicos, mas sociais e ambientais, única forma possível de garantir que tudo o que vem sendo construído – seja pela ABAPA ou pelos produtores – perdure e frutifique”.

                   

SOU DE ALGODÃO CONSCIENTE: ABRAPA E BETTER COTTON


Movimento Sou de Algodão - Algodão Responsável/ Foto: Ilara Nascimento

O movimento SOU DE ALGODÃO pautado pelo viés de consumo responsável, que surgiu em 2016, criando um elo entre os cotonicultores, as indústrias têxtis, o homem do campo e o consumidor final da fibra, tem o propósito de fomentar uma moda sustentável. O projeto tem sua relevância pelos três pilares que se baseia: o social, ambiental e econômico, ou seja, tem responsabilidade com a preservação do meio ambiente, prevê o respeito com o trabalhador e movimenta a economia. O algodão brasileiro sustentável (ABR), um programa implantado pela ABRAPA, criado em 2012, garante o comprometimento da produção da fibra natural disciplinada, é o elemento principal da Sou de Algodão. E para garantir essa produção responsável, as unidades produtoras de fibra devem atender os 181 itens, que incluem: 100% da legislação nacional trabalhista; Normas da Organização Internacional do Trabalho; Legislação ambiental e Código Florestal e boas práticas agrícolas. Além disso, o ABR atua em benchmarking com a Better Cotton Initiative (a certificação responsável de algodão internacional). Para uma produção ter a BCI é necessário ter a certificação ABR.

Hoje, o Brasil é o maior fornecedor de algodão responsável do mundo, tendo 84% da produção de fibra certificação socioambiental, e ainda possui o primeiro lugar em produtividade de algodão sem irrigação, 90% das plantações se desenvolvem pela água da chuva.

O intuito do movimento Sou de Algodão é despertar o senso coletivo em torno da moda e consumo consciente, trazer prestígio ao algodão brasileiro, aos agentes do algodão e a indústria têxtil e ampliar o mercado do algodão responsável. O trabalho gira em torno da cadeia produtiva, consumidor final, universo da moda e a área de manufatura que transforma a fibra em fio.

Alessandra Zannoto, Vice-presidente da ABAPA - Associação Baiana dos Produtores de Algodão e Diretora Grupo Zanotto explica o que é a Sou de Algodão da seguinte forma: “O sou de algodão é um projeto de marketing que foi desenvolvido dentro da ABRAPA - Associação brasileira dos produtores de algodão brasileiro, com o intuito de divulgar o algodão brasileiro, então ele é um projeto nacional… Hoje, os braços da ABRAPA são as estaduais, ou seja, a ABAPA é uma, assim como as outras associações dos outros estados que direta e indiretamente apoia a sou de algodão, mas o sou de algodão é um projeto que ele foi desenvolvido, criado e conduzido pela nacional. E que tem como objetivo principal divulgar o algodão brasileiro e todo trabalho que é feito, todo ciclo, desde o plantio até o beneficiamento. E agora com o programa de rastreabilidade, mostrar o ciclo até o final, até de fato do algodão virar um produto”. 

LINHA DO TEMPO: SPFW E A CASA DOS CRIADORES, PARCEIROS

Em 2017, um ano após da criação do movimento sou de algodão, ele foi introduzido em seu primeiro evento de moda em Goiás, e marcou presença no congresso brasileiro de algodão. Até então, o movimento contava com 11 marcas parceiras, e atualmente os números ultrapassam a casa dos mil em parcerias.

Em 2018, aconteceu o primeiro desfile da Sou de algodão pela Casa dos Criadores, iniciativa que apoia novos estilistas talentosos e criativos que fazem do algodão sua matéria-prima principal para elaboração de peças. O desejo em trazer o movimento ao São Paulo Fashion Week veio para desmistificar que a fibra natural não pode se transformar em uma peça de alta costura própria para usar em eventos formais; o movimento sou de algodão também traz esse conceito de que ele pode se transformar em peças usadas no dia-a-dia, mas também pode se transformar em um vestido de gala.

“...ter o sou de algodão no São Paulo Fashion Week ou em outro evento de moda que realmente leva a nossa história, levam o nosso trabalho e através dele fazem que as pessoas, a população nacional e mundial conheçam como é o processo da fibra, isso é de fato a nossa oportunidade de aumentar nossas vendas, nossas produção e do consumo”, disse Alessandra Zanotto.


SOU ABR: PROGRAMA DE RASTREABILIDADE

Até aqui você já deve ter percebido o quão versátil o algodão pode ser, além de oferecer conforto e leveza em uso, é um material de longa duração. Mas você já se perguntou como ele é feito, e quais os processos que ele passa até chegar aí na sua casa? Então, foi justamente nisso que o programa de rastreabilidade foi criado, para trazer transparência no processo de compra, venda e consumo.  Assim, o consumidor pode se certificar que o algodão presente na peça de roupa tem a certificação socioambiental da ABR. A vice-presidente da ABAPA, finaliza: “O mundo hoje ele clama por sustentabilidade, ele quer cada vez mais saber qual é o impacto das empresas da economia no meio ambiente. Então assim, a gente pode agregar valor, contando a nossa história e dizendo como que realmente as coisas são feitas”.

VISTA SUAS RAÍZES: A RESPONSABILIDADE E BRASILIDADE

“...Traz a fibra pro corpo nu, desnuda essa brasilidade. Venha pro lado gentil da moda que germina tranquila na terra na maior naturalidade…” - Manifesto 4.0

O movimento Sou de Algodão inova nos conceitos que investem no decorrer da sua trajetória, trazendo as pessoas para viverem os processos do algodão, conectando toda cadeia produtiva da fibra natural. Agregando valor, responsabilidade e sustentabilidade em cada estratégia que fazem para instigar o consumidor a vestir-se de algodão, a vestir-se de raízes. O algodão brasileiro é sustentável e torna a moda mais gentil e responsável. 

 

 

 

 




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